Tudo Mais! O seu fórum, o seu mundo.

AGOSTO 17, 2012, 17:20:00 PM


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Anonimato confere liberdade à web, diz 4Chan

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Row

Row
Colaborador
Colaborador

Anonimato confere liberdade à web, diz 4Chan Veiodddd-20110930174715

São Paulo - Aos 24 anos, Christopher Poole é um ícone da web contemporânea. Em 2003, ele fundou o 4chan, principal fórum provedor de cultura inútil da rede, quando tinha apenas 15 anos. Hoje, o site acumula 500 milhões de pageviews a cada mês e tornou-se um espaço frequentado por hackers de grupos famosos, como Anônimos e LulzSec.

Defensor do anonimato online (o 4chan permite que os usuários publiquem imagens e mensagens sem se identificarem), Poole tornou-se uma figura pública em 2008, quando sua identidade foi revelada por um artigo do Wall Street Journal. Antes, ele era conhecido apenas pelo nick “moot”.

No mesmo ano, foi eleito, por meio de votação online promovida pela revista Time, a pessoa mais influente do ano. Os fãs do 4chan se mobilizaram para que ele vencesse a competição.

Na entrevista abaixo, o jovem tímido fala da onda de ciberativismo, das tentativas do Google em ganhar mercado entre as redes sociais e de seu novo o projeto, o Canvas, serviço de fórum que recebeu um aporte de três milhões de dólares de grupos de investimento.

Por que você defende o anonimato na web?

Quando as pessoas estão livres de suas identidades, elas compartilham o conteúdo de uma forma diferente e mais genuína. O anonimato está por trás, por exemplo, do sucesso do 4Chan e assegura um espaço de liberdade na internet.

Mas seu novo projeto, o Canvas, usa o sistema de identificação do Facebook, não?

Sim, pois se trata de um projeto com propósitos diferentes daqueles que a gente buscava no 4Chan. Com o Facebook Connect, garantimos que as pessoas que se inscrevem no Canvas são reais e nós as desencorajamos a quebrar o código de conduta do site. O anonimato não precisa ser universal, mas devemos assegurar que existam espaços para isso, como ocorre no 4Chan.

O 4Chan possui conexões com os hackers do grupo Anônimos?

É verdade que os primeiros membros do Anonymous se encontraram dentro do 4Chan, porém, o grupo cresceu rápido e migrou para serviços que eles mesmos criaram. Hoje, não há laços entre 4Chan e Anônimos.

Você acredita que sites como 4chan, WikiLeaks e fóruns de hackers representam um espaço de liberdade na internet?

São serviços diferentes, com objetivos distintos. No final, acho que todos estes grupos que você citou são mais livres que sites comerciais, simplesmente porque não tem interesses comerciais, não buscam lucros.

Em sua opinião, este momento de ativismo hacker é passageiro ou é algo que veio para ficar?

Se olharmos para a história, é possível afirmar que esses movimentos têm ido e vindo como ondas. Se isso irá durar, só o tempo irá dizer.

Quantos usuários e pageviews o 4Chan e o Canvas possuem?

O 4Chan possui cerca de 12 milhões de usuários únicos, que geram uma média de 500 milhões de pageviews a cada mês. Não temos os números do Canvas ainda, porque ele foi lançado há apenas um mês.

O que o Canvas tem de diferente em relação a outros fóruns da web?

A principal diferença do Canvas será oferecer um modo fácil e rápido de diferentes comunidades se organizarem na web, criando seus próprios grupos com interesses específicos. O projeto é esforço para reimaginar o modo como as mensagens e as fotos são compartilhadas nos fóruns. Queremos simplificar os processos e engajar mais pessoas.

O Canvas é sua tentativa de ganhar dinheiro após fazer sucesso com um site que não podia ser monetizado, como o 4Chan?

O 4chan ainda é apenas um hobby para mim. Não ganhei dinheiro com ele, mas este também não era meu objetivo. Já o Canvas foi fundado como uma empresa separada, com o apoio de investidores, para que pudéssemos explorar novas ideias e ter retorno financeiro.

Construir o Canvas é um trabalho muito diferente do que foi criar o 4Chan?

No 4chan nunca houve funcionários para gerenciar, o serviço nunca foi estruturado como uma empresa, enquanto o Canvas é o extremo oposto. Estou aprendendo muito e tendo o privilégio de trabalhar com grandes pessoas diariamente.

Que tipo de conteúdo você gosta de acessar quando está online?

Eu não acesso muitos sites. Eu leio as notícias do dia, dou uma olhada no 4chan, outra no Canvas, checo e-mails, muitos e-mails e converso com amigos. Meus hábitos online são muito chatos na verdade.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos