A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) informou nesta segunda-feira (3) que prevê um crescimento de 7% nas vendas do varejo para o Dia das Crianças de 2011, na comparação com o mesmo período do ano passado.
A avaliação do presidente da entidade, Roque Pellizzaro Junior, é de que a demanda interna ainda persistente deverá contribuir para um resultado positivo das vendas durante todo o restante do ano.
“O consumo das famílias ainda é o motor do varejo brasileiro, e esse movimento deverá se repetir para o Dia das Crianças 2011, ainda que em um ritmo menor do que vínhamos verificando antes”, disse Pellizzaro.
Em 2010, conforme números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o varejo registrou alta de 8,5% nas vendas durante o período festivo, em função do ritmo maior de crescimento econômico e uma pressão ainda moderada da inflação.
Este ano, segundo previsão da CNDL, a tendência é que a alta nos preços influencie na disposição do brasileiro em consumir produtos mais caros. “Em 2010, o gasto médio com presentes foi de R$ 50, e, este ano, seguramente, teremos um valor 25% menor, de R$ 40 para o tíquete médio de vendas”, afirmou Pellizzaro.
A relação dos produtos e segmentos com maior saída em função da data festiva é liderada pela venda de brinquedos, principalmente, e roupas, na segunda posição.
Os shopping centers, cinemas e parques de diversão também ficarão mais cheios este ano, uma vez que dia no dia 12 outubro – data em que se comemora o Dia das Crianças no Brasil – também coincide com o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, acrescentou a CNDL.
Considera-se vendas do Dia das Crianças as transações realizadas no comércio entre a primeira terça-feira de outubro e o dia 11, véspera da data festiva.
Fonte: G1
Formatação: Juez